Frase da semana - As pessoas pensam uma coisa, dizem outra e fazem outra. (autor - desconhecido)


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tirolesa "Teleférico" - Técnica de transposição de obstáculos

Local - "Portas de Almourão" - conselho de Vila Velha de Rodão
Coordenadas: N 39º 44.099 * W 7º 44.937
Altitude: 150 m
Após um minucioso reconhecimento das portas de Almourão sobre os possíveis pontos de amarração para a sua travessia. Hoje foi o dia de realizar esta magnífica aventura, com 40 metros de altura e 35 metros de vão, começamos cedo a transportar o equipamento e a realizar as amarrações. A difícil tarefa foi aceder com o equipamento a ambos os escarpados, pois os acessos são vertiginosos e não permitiam qualquer distração. Curiosamente no percurso de acesso ao cimo do escarpado havia um ninho de abelhas que não perdoaram umas "ferradelas". A dificuldade maior foi passar as três cordas de um escarpado para o outro, visto que estava muito vento e o bote de borracha era facilmente arrastado, devido ao acelaramento do vento entre as duas paredes rochosas. Depois de algumas tentativas falhadas, com alguma persistencia conseguimos esta importante tarefa. É caso para dizer que foi mais uma aventura com exito realizada que à muito estava programada. Chegamos ao final do dia exaustos, mas satisfeitos. Quero enaltecer aos dois magníficos que me ajudaram a realizar esta aventura, sem eles não seria possível realizar tal proeza.
Pequena teoriaSão sistemas temporários de transposição de vãos que tem por objectivo; transpor barrancos, cortaduras, grandes desníveis, etc. mediante a utilização de cordas estáticas (tensadas). O sistema para tensar as cordas podem ser diversos; nó de camionista em conjunto, com um aparelho de tensar cordas, o gri-gri também pode ser utilizado, com boa rentabilidade e máxima segurança. Durante a realização da travessia, utiliza-se uma roldana tipo (poulie) para cada corda ligado ao baudrier do utilizador, é um equipamento bastante eficaz realizar esta tarefa.

“Montagem”
Utilizam-se cordas estáticas normalmente com 11 mm de diâmetro. A mesma é ancorada num dos lados do vão e a outra ponta da corda é tensada no outro lado. A corda deve ficar numa posição um pouco inclinada para facilitar o deslocamento do executante. Podemos utilizar duas ou mais cordas tensas paralelas, esta técnica normalmente é utilizada quando o vão é muito grande.

“Transposição”
Coloca-se a roldana ou roldanas na(s) corda(s) tensadas, por intermédio de uma cinta, é feita a ligação desde a roldana com um mosquetão com fecho de segurança até ao baudrier do executante. É ligado ao baudrier do executante uma corda para cada lado do obstáculo, tem a particularidade de funcionar como mais uma segurança, mas também em caso de paragem no meio o mesmo será puxado para uma das extremidades do obstáculo.


Sem comentários:

Enviar um comentário