Frase da semana - As pessoas pensam uma coisa, dizem outra e fazem outra. (autor - desconhecido)


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Passeio pedestre - Covão D`ametade

Local - Serra da Estrela "Covão D´ametade"
Coordenadas: N 40º 19.694 * W 007º 35.284
Altitude: 1.435 m

Após uma visita à aldeia histórica de Linhares da Beira, com o objectivo de assistir a uma das mangas do campeonato do mundo de parapente, que é sempre um espectáculo digno de se ver. Fiquei surpreendido pela falta de espectadores, o que concluo que o parapente, ainda é um desporto pouco divulgado e por muitos mal interpretado. Até a minha filha gostou de ver todo aquele cenário de alta competição.
De regresso a casa e aproveitando estarmos ali tão perto do "coração" da serra da Estrela, visitamos um dos meus locais favoritos desta imponente serra. Este local mágico chama-se Covão D´ametade, está recheado de bastante árvores, onde à sua volta emergem enormes paredes de granito "cantaro magro", "cantaro gordo". O local tem a forma de uma semi-cratera de um vulcão. Fizemos um pequeno passeio pedestre, com o objectivo de visitar algumas cascatas, a nascente do rio Zêzere e apreciar toda a paisagem envolvente. Qual foi o nosso espanto, água a correr nem vê-la!... o que me pareceu pouco normal depois de um Inverno bastante rigoroso. Seguimos um trilho que estava assinalado com montinhos de 3 pedras de 10 em 10 metros, pareceu-me que fosse a indicação que conduzia a uma cache por ali escondida, pois no local existem várias caches. É sem dúvida um cantinho surpreendente pela sua beleza arrebatadora que merece um cartão de visita por todos os amantes da natureza. Este local fez-me recuar cerca de 15 anos na minha vida, onde frequentei a parte final do meu curso de montanhismo durante 3 duras noites com temperaturas negativas extremas e 3 dias a escalar rochas e aplicar técnicas de montanhismo. Ficou por visitar o corredor dos mercadores que é um pouco mais acima, que para mim também tem um encanto especial. É em pleno Inverno e na Primavera que mais admiro este local. Onde a água jorra de todos os cantinhos e paredes rochosas. A neve embelece todo o Covão, que em tempos esteve submerso por um enorme Glaciar. Não precisamos de ir “para fora” para apreciarmos belos locais da natureza. Eu costumo dizer, Portugal é um país de contrastes, com excelentes recursos naturais que vale a pena explorar. Quero salvaguardar que aventurarmos na montanha, requer conhecimentos de montanhismo, devemos estar em "forma", termos uma boa dose de experiência, consultar bem a meteorologia, levar o equipamento adequado à missão e nunca nos aventurarmos sozinhos. Toda a aventura por mais agradável que pareça, pode tornar-se penosa, se não tomarmos todas as medidas adequadas para cumprir a missão
Outro factor curioso, neste dia (09AGO10) no local a temperatura não excedia os 25º C, quando chegamos ao Ribatejo, o termómetro marcava 42º C. só pela temperatura justificou o esplendor desta visita.


Sem comentários:

Enviar um comentário