Frase da semana - As pessoas pensam uma coisa, dizem outra e fazem outra. (autor - desconhecido)


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Portas de Almourão - Aventura a solo

Sem grande planeamento e quase espontaneamente preparei uma “bucha”, peguei no meu bastão para as caminhadas e fui rumo às Portas de Almourão - Foz do Cobrão. Mais um daqueles cantinhos sossegados, onde a presença humana é coisa rara. Para além das várias espécies de aves, destacou-se no local os grifos com uma enorme envergadura, dá gozo vê-los voar e enrolar térmicas naqueles penhascos. Junto ao rio encontravam-se algumas lontras à pesca, são animais bastante interessantes e excelentes nadadores. Fiz um pequeno percurso pedestre bem balizado, debaixo de um intenso calor, aproveitei para apreciar a paisagem avassaladora, de vez enquanto ia-me refrescando nas águas límpidas do rio. Esta aventura foi feita a solo, apesar de ter feito pequenas escaladas para alcançar o cume de alguns penhascos sem equipamento de segurança, tive que redobrar todos os cuidados, apesar de ter comigo o telemóvel, sabia se me aleijasse no meio daquele vale cheio de escarpados, seria difícil pedir socorro. Abordei uma escola de escalada “parede natural de escalada” com várias vias instaladas. Pareceu-me que estavam em bom estado. Neste local despertou-me o bichinho da escalada e não resisti em fazer uma escalada boulder, que consiste escalar sem equipamento de segurança, não me aventurei mais do que 3 metros do solo. Consciente do risco, este tipo de aventura representa um enorme desafio entre a minha pessoa e os enormes espaços naturais que muito aprecio. Enfrentar este tipo de aventura; requer preparação, gosto pela natureza e uma boa dose de iniciativa, não posso esquecer que tenho um curso de montanhismo e outro de escalada, que me permite fazer face a estes locais exóticos de rara beleza, mas ao mesmo tempo selvagens e inóspitos.



Sem comentários:

Enviar um comentário