Frase da semana - As pessoas pensam uma coisa, dizem outra e fazem outra. (autor - desconhecido)
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Portas de Almourão - Aventura a solo
Iniciação ao Rappel - Penedo Furado

Mais uma aventura que partilhamos em conjunto que jamais iremos esquecer.
"Pequena teoria"
É uma técnica de descida que consiste em percorrer distancias na vertical de uma forma relaxante, agradável e segura. O rappel tem como principal finalidade a aquisição da técnica de descida de escarpados, ou grandes declives, melhora essencialmente as qualidades de coordenação, decisão e autoconfiança. Para a sua prática é necessário uma corda adequada em bom estado de utilização, cujo o comprimento seja superior à altura a vencer, esta pode ser utilizada simples ou dobrada. A corda é ancorada no cimo do escarpado (árvore, placa, pedra, etc.). Os aparelhos de descida podem ser diversos: rack, stop, descensor (oito), grigri, etc. O mais tradicional é o conjunto mosquetão de seguro com o descensor (oito), o qual é colocado no baudrier. É aconselhável o uso de luvas para proteger as mãos de eventuais queimaduras. A utilização do capacete é também uma necessidade, uma vez que podemos constatar que existe a lei da gravidade. Quando executamos rappel, podemos aplicar na corda principal um nó auto-bloqueante (prusik, machard), ou o aparelho “shunt”. Qualquer um destes sistemas é extremamente seguro para bloquear a corda em caso de necessidade.Outra norma de segurança essencial: na base do escarpado deve estar um elemento de segurança devidamente equipado com capacete, o qual deve estar atento a todos os movimentos do indivíduo que executa a descida. No caso de surgir uma situação de descontrolo por parte do executante, o elemento que monta segurança tensa a corda, desta forma bloqueia a descida, garantido a segurança de quem está a executar rappel.
Passeio de BTT

Manutenção de caches - Geocaching
Local - Albufeira de Castelo de Bode - Ilha de Vale Manso
Coordenadas: N 39º 33.150 * W 008º 17.683
Altitude: 125 m
Coordenadas: N 39º 33.150 * W 008º 17.683
Altitude: 125 m

Esta navegação teve início na Aldeia do Mato, é um local bastante aprazível com uma paisagem arrebatadora para quem gosta de espaços ao ar livre. Tem serviço de bares, canoagem e praia fluvial entre outras actividades do ambito do lazer. Utilizei o meu pequeno bote de borracha com um pequeno motor eléctrico, onde naveguei nas águas da Albufeira num percusco com cerca de 15 km.
Este local é mágico, a albufeira merece um dia bem passado nas suas águas límpidas.Já algum tempo que andava para fazer esta tarefa de manutenção, aproveitei para mudar os sacos de plásticos e felizmente todas as caches estavam bem de saúde.
Treino no solo - Parapente

Clique aqui: Técnica avançada de descolagem

Parapente - Polvoeira

No dia 28 de Março, a previsão meteorológica para a praia da Po
lvoeira, apontava para vento relativamente fraco de sudoeste, situação que se veio a confirmar. Estiveram no local cerca de três dezenas de parapentistas que usufruíram de uma magnífica tarde, com uma janela de voo superior a três horas. O local é detentor de uma beleza invulgar, para mim, tem um sabor ainda mais especial, foi neste cenário que há cerca de 13 anos fiz o meu primeiro voo em parapente. Partilhar o céu com as gaivotas neste local, é simplesmente deslumbrante.

Subscrever:
Mensagens (Atom)